top of page

Qual a importância da Avaliação Psicológica para Cirurgias?

Quando falamos em cirurgias, falamos de procedimentos que vão causar mudanças físicas e psicológicas no paciente. É por conta disso que é recomendado (e alguns casos, exigido) que o paciente passe por uma avaliação psicológica antes de realizar uma cirurgia eletiva, como: bariátrica, vasectomia, laqueadura, cirurgia plástica, readequação de gênero, etc.


O objetivo geral deste procedimento é avaliar as condições psicológicas da pessoa para realização da cirurgia e principalmente para lidar com o pós-cirúrgico que exige uma série de cuidados do paciente e seus cuidadores.


Durante sua avaliação o psicólogo irá investigar se a pessoa apresenta um bom estado de saúde mental, isto porque para a realização da cirurgia o paciente não pode estar em situação de alterações na capacidade de discernimento por influência de álcool, drogas, estados emocionais alterados ou incapacidade mental temporária ou permanente.


O processo de avaliação psicológica é composto (geralmente) pelo uso de entrevistas e testes psicológicos. Durante as sessões também é realizada uma psicoeducação com o intuito de sanar as dúvidas do paciente sobre as orientações da equipe. O processo é comprovado por emissão de Laudo ou Atestado Psicológico.


Tem alguma dúvida ou está precisando realizar uma avaliação psicológica para cirurgia?



Comments


bottom of page